Introdução
PLANEJAMENTO em VENDAS
Introdução
Hoje em dia, com menor diferenciação entre os produtos e maiores
pressões dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez
mais difícil e complexo. Independentemente do tamanho e do ramo de atividade do
negócio, é preciso ser mais profissional e criativo para ter a preferência dos
compradores. Um dos aspectos importantes, principalmente nos negócios que atuam
no varejo, é a atenção com a equipe de vendas e com o atendimento aos clientes.
As empresas brasileiras precisam de grandes vendedores, com
perfil e capacidade para conquistar e manter o cliente. Mesmo sendo hoje as
vendas mais técnicas e especializadas, o bom vendedor não deve perder o
espírito empreendedor e desafiador.
Planejar de forma sistemática e permanente contribui para o
sucesso das vendas e de seu negócio na medida em que permite desenvolver
instrumentos para o monitoramento das metas e quotas estabelecidas.
É
importante perceber que a função de vendas tem um papel fundamental para o
empresário, pois se trata do cartão de visitas da empresa.
O
empresário deve sempre se perguntar: Como está minha equipe de vendas, ela foi
bem planejada?
Todos estão trabalhando para a satisfação do
cliente?
Será que meus vendedores sabem como o cliente
gostaria de ser atendido?
Planejando e administrando suas vendas, sua empresa terá grandes
oportunidades no mercado.