Como Criar um Plano de Sucesso - VENDAS

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Como criar um plano de ação de sucesso

Consulte seu time de vendas

  •     À primeira vista, essa pode parecer uma dica boba. Mas é incrível o número de empresas que pensam em como elaborar um plano de vendas sem consultar seus funcionários.
  •     É um pensamento comum que o time queira diminuir a meta e estabelecer objetivos menores. Se você como empresário pensa dessa forma, está na hora de rever as motivações do seu time.
  •     É importante incluir os funcionários na elaboração do plano de vendas, pois eles que irão trabalhar com ele no dia-a-dia. Ninguém melhor para apontar as melhorias possíveis de um processo do que aqueles envolvidos com ele.
  •     Envolva seu time, motive-o, e, principalmente, dê crédito a ele! Trabalhar com pessoas é difícil, porém é também gratificante. Todo mundo gosta e precisa de reconhecimento em todos os aspectos da vida, e no trabalho não é diferente.

     
Ajuste o seu funil de vendas

        Dentre os profissionais de vendas, a ideia de funil de vendas é uma das mais utilizadas pelo fato que permite que seja feita a conversão de clientes potenciais em clientes reais. A ideia do funil é determinar de forma prática o quanto a sua empresa está bem ou não. Pense num plano de vendas que torne possível estabelecer uma espécie de automação do funil sem que seja perdido o tratamento personalizado com cada potencial cliente.

Obs: O funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio. É um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra

Como funciona a jornada de compra
A jornada de compra tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto, e em geral é constituída por 4 etapas:

1)Primeira etapa

Aprendizado e descoberta:
Nessa etapa o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o interesse dele por algum assunto e fazer que perceba que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio;

2)Segunda etapa
Reconhecimento do problema: Nesta etapa o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre esse problema e sobre possíveis soluções;

3) Terceira etapa
Consideração da solução: Nesta etapa o comprador já identificou algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo. Nesta etapa, é importante conseguir criar um senso de urgência grande. Caso contrário, o comprador vai identificar que tem uma solução para o problema dele, mas não vai se empenhar tanto assim em resolvê-lo.

4)Quarta etapa
Decisão de compra: O comprador está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é melhor para seu contexto. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.
Apesar de estar presente em todos os processos decisórios, e ficar mais evidente quando tratamos de soluções complexas, também realizamos essa jornada em situações cotidianas ou sem tanto impacto.
Compreendendo essa jornada, fica mais fácil criar um funil de vendas.





 


 
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