Executando seu Plano de Vendas - VENDAS

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Executando o seu planejamento de vendas

 
                     Agora que você já sabe como funciona o planejamento de vendas, e já possui uma noção básica de como treinar a sua equipe, vamos expor em seis etapas como por em prática tudo que foi proposto até o momento.

 
 
                          Um plano de ação para vendas não é algo simples de se criar e muito menos de executar, siga este roteiro e veja como alcançar os melhores resultados.

 
O momento
 
                  Quase tão importante quanto por onde começar é o quando começar. Se você estiver pensando que todo ano deve esperar o ano virar para planejar as vendas, você está atrasado para a festa.
 
                  A realidade é que, se você ainda não fechou nada em janeiro, você vai ter que vender o dobro em fevereiro só para igualar a sua meta de vendas e manter suas vendas em dia.
 
                  Então, o seu plano de ação de vendas deve começar no início de novembro, de preferência.

 
O momento certo de planejar seu cenário de vendas é agora!
 
A análise
 
Antes de começar a definir o seu plano de vendas, você primeiro precisa analisar:
 
·         Número de negócios acumulados: o que seus clientes compraram, de onde eles vêm, e qual o valor médio de cada pedido.
 
·     Taxa de ganho – que é a sua taxa de vitória: quantas vezes você ganhou novos negócios quando confrontado com uma oportunidade real de vendas?
 
·         Quais os meses (ou trimestres) mais propícios às vendas?
 
·         Desconto: quanto eles lhe custaram esse ano?
 
·         Mercados verticais: você está tendo mais sucesso em uma vertical em comparação a outras? Quais são elas.
 
·         Pipeline: quais clientes não vão fechar esse ano e que você precisará levar para o ano que vem?
 
·         Ofertas de produtos: quais produtos e/ou serviços você terá para vender no próximo ano? Quais são os novos produtos? Quais são os produtos com reajuste de preços?
 
·         Clientes existentes: quais clientes podem ter mais oportunidades de vendas exploradas?
 
·         Plano de vendas: qual é a sua meta de vendas para o ano novo?

 
Defina as metas
 
              Com base na análise de sua base de clientes, prospects e requisitos de receitas, você precisa estabelecer metas para o que precisa realizar. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar para saber exatamente como elaborara seu planejamento de vendas:
 
·         Quantas vendas você precisa para bater sua quota de receitas? Uma maneira simples de chegar a esse número é pegar o seu volume de vendas para o ano novo, dividir pelo ticket médio de cada venda. Isso vai lhe mostrar o número de vendas estimadas que você deverá ter para o próximo ano.
 
·         Quantas dessas vendas podem vir de clientes existentes?
 
·         Quantas vendas de novos negócios?
 
·         Quantas vendas por trimestre?
 
·         Com base na sua taxa de vendas, quantas ligações você vai precisa para gerar a nova meta da sua empresa?

 
 
Pense e planeje suas metas de vendas

 
Estratégias
 
              Como você pretende atingir esses objetivos? Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu território?

 
·         Identifique os top 10 prospects que você vai abordar no próximo ano.
 
·         Existem mercados/projetos/situações que você tem experimentado com mais sucesso e que gostaria de explorar ainda mais no ano novo?
 
·         Você quer melhorar o seu mix de negócios?
 
·         As tendências emergentes do mercado se alinham à sua oferta?
 
·         Houveram mensagens de vendas que ressoaram com os clientes potenciais que você deseja explorar?
 
·         Você deseja aumentar a penetração da sua empresa com quais produtos?
 
·         Você vai construir a sua base de dados nas mídias sociais e expandir o uso de referencias de negócios?

 
Táticas
 
Top 10 prospects desse ano:
 
·         Identifique o seu top 5 oportunidades que vieram esse ano.
 
·         Prepare um plano tático para converter seus prospects.
 
·         Tente medir o custo de fazer negócios hoje com seus prospects, e confirme o valor desses prospects.
 
·         Documente os resultados através de uma carta de controle do processo de vendas.
 
·         Compartilhe os resultados com o seu gestor.
 
·         Fases de prospecção e desenvolvimento de novos negócios:
 
·         Gaste o mínimo de 10 % a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes.
 
·         Construa seu pipeline com oportunidades que possam atender a sua meta de receita.
 
·         Defina as tecnologias específicas que estão disponíveis para que você possa melhorar a sua produtividade.
 
·         Utilize as mídias sociais e outras formas de marketing digital para impulsionar as oportunidades de negócios:
 
·         Quais leads específicos você pode atingir nas mídias sociais?
 
·         Como você pode alcança-los online? Referências, chamadas frias, e-mails, mala direta, webinar, etc.
 
·         Qual a mensagem você vai usar para abordar esses potenciais clientes?
 
·         Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?

 
Plano de ação comercial de vendas
 
·         Crie um calendário tático completo com datas e etapas a serem realizadas.
 
·         Dê-se tempo suficiente para executar o passo-a-passo do seu tempo.
 
·         Estabeleça métricas de sucesso e meça o desempenho do seu plano.
 
·         Monitore o seu desempenho semanal.
 
·         Avalie a força de seu pipeline em uma base semanal e mensal, ajuste a sua atividade com base nos hábitos de seu prospect.
 
·         Preste atenção às oportunidades novas e inesperadas, mercados verticais, tendências do seu mercado e etc.
 
·         Se algo não está funcionando, não tenha medo de mudar, ou alterar o seu plano.
 
 



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