Executando o seu planejamento de vendas
Agora que você já sabe como funciona o planejamento de vendas, e já possui uma noção básica de como treinar a sua equipe, vamos expor em seis etapas como por em prática tudo que foi proposto até o momento.
Um plano de ação para vendas não é algo simples de se criar e muito menos de executar, siga este roteiro e veja como alcançar os melhores resultados.
O momento
Quase tão importante quanto por onde começar é o quando começar. Se você estiver pensando que todo ano deve esperar o ano virar para planejar as vendas, você está atrasado para a festa.
A realidade é que, se você ainda não fechou nada em janeiro, você vai ter que vender o dobro em fevereiro só para igualar a sua meta de vendas e manter suas vendas em dia.
Então, o seu plano de ação de vendas deve começar no início de novembro, de preferência.
O momento certo de planejar seu cenário de vendas é agora!
A análise
Antes de começar a definir o seu plano de vendas, você primeiro precisa analisar:
· Número de negócios acumulados: o que seus clientes compraram, de onde eles vêm, e qual o valor médio de cada pedido.
· Taxa de ganho – que é a sua taxa de vitória: quantas vezes você ganhou novos negócios quando confrontado com uma oportunidade real de vendas?
· Quais os meses (ou trimestres) mais propícios às vendas?
· Desconto: quanto eles lhe custaram esse ano?
· Mercados verticais: você está tendo mais sucesso em uma vertical em comparação a outras? Quais são elas.
· Pipeline: quais clientes não vão fechar esse ano e que você precisará levar para o ano que vem?
· Ofertas de produtos: quais produtos e/ou serviços você terá para vender no próximo ano? Quais são os novos produtos? Quais são os produtos com reajuste de preços?
· Clientes existentes: quais clientes podem ter mais oportunidades de vendas exploradas?
· Plano de vendas: qual é a sua meta de vendas para o ano novo?
Defina as metas
Com base na análise de sua base de clientes, prospects e requisitos de receitas, você precisa estabelecer metas para o que precisa realizar. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar para saber exatamente como elaborara seu planejamento de vendas:
· Quantas vendas você precisa para bater sua quota de receitas? Uma maneira simples de chegar a esse número é pegar o seu volume de vendas para o ano novo, dividir pelo ticket médio de cada venda. Isso vai lhe mostrar o número de vendas estimadas que você deverá ter para o próximo ano.
· Quantas dessas vendas podem vir de clientes existentes?
· Quantas vendas de novos negócios?
· Quantas vendas por trimestre?
· Com base na sua taxa de vendas, quantas ligações você vai precisa para gerar a nova meta da sua empresa?
Pense e planeje suas metas de vendas
Estratégias
Como você pretende atingir esses objetivos? Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu território?
· Identifique os top 10 prospects que você vai abordar no próximo ano.
· Existem mercados/projetos/situações que você tem experimentado com mais sucesso e que gostaria de explorar ainda mais no ano novo?
· Você quer melhorar o seu mix de negócios?
· As tendências emergentes do mercado se alinham à sua oferta?
· Houveram mensagens de vendas que ressoaram com os clientes potenciais que você deseja explorar?
· Você deseja aumentar a penetração da sua empresa com quais produtos?
· Você vai construir a sua base de dados nas mídias sociais e expandir o uso de referencias de negócios?
Táticas
Top 10 prospects desse ano:
· Identifique o seu top 5 oportunidades que vieram esse ano.
· Prepare um plano tático para converter seus prospects.
· Tente medir o custo de fazer negócios hoje com seus prospects, e confirme o valor desses prospects.
· Documente os resultados através de uma carta de controle do processo de vendas.
· Compartilhe os resultados com o seu gestor.
· Fases de prospecção e desenvolvimento de novos negócios:
· Gaste o mínimo de 10 % a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes.
· Construa seu pipeline com oportunidades que possam atender a sua meta de receita.
· Defina as tecnologias específicas que estão disponíveis para que você possa melhorar a sua produtividade.
· Utilize as mídias sociais e outras formas de marketing digital para impulsionar as oportunidades de negócios:
· Quais leads específicos você pode atingir nas mídias sociais?
· Como você pode alcança-los online? Referências, chamadas frias, e-mails, mala direta, webinar, etc.
· Qual a mensagem você vai usar para abordar esses potenciais clientes?
· Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?
Plano de ação comercial de vendas
· Crie um calendário tático completo com datas e etapas a serem realizadas.
· Dê-se tempo suficiente para executar o passo-a-passo do seu tempo.
· Estabeleça métricas de sucesso e meça o desempenho do seu plano.
· Monitore o seu desempenho semanal.
· Avalie a força de seu pipeline em uma base semanal e mensal, ajuste a sua atividade com base nos hábitos de seu prospect.
· Preste atenção às oportunidades novas e inesperadas, mercados verticais, tendências do seu mercado e etc.
· Se algo não está funcionando, não tenha medo de mudar, ou alterar o seu plano.