Estabelecendo metas para o seu negócio
Quando se trata de negócios, a definição de objetivos é o
primeiro passo para crescer. Por isso, a elaboração de um plano de metas não
pode ficar de fora das atividades do empreendedor, principalmente quando o
final do ano se aproxima – período que deve ser destinado à avaliação dos
resultados obtidos pelo empreendimento.
Você quer aperfeiçoar os processos da empresa ou precisa
colocar o negócio nos eixos? Se esse é o seu caso, é hora de definir um plano
de metas para seu empreendimento.
A importância do plano de metas
O plano de metas contribui para que os gestores adquiram uma
visão geral da situação atual do negócio e do patamar que a empresa quer
alcançar em um tempo determinado, desde curto a longo prazo. Portanto, é por
meio desse recurso que o empreendedor pode estabelecer medidas estratégicas com
eficiência.
Um plano estratégico olha para todas as coisas que um pequeno
negócio poderia fazer e se restringe às coisas que realmente é bom fazer. Ele
ajuda os líderes a determinarem onde gastar tempo, capital humano e dinheiro.
5 etapas para montar o plano de metas
Dividindo o processo em etapas, fica mais fácil elaborar um
plano assertivo. Conheça os cinco passos essenciais!
1) Analisar a situação da empresa
Antes de traçar metas, você precisa analisar qual é a situação
do negócio. Nesse momento, vale fazer um panorama das ações realizadas pela
empresa na busca pelo crescimento e avaliar os resultados que foram alcançados.
Além disso, para desenvolver o plano com êxito, é importante compreender quais
são os pontos fortes e fracos do empreendimento.
No entanto, fazer uma avaliação precisa desses critérios pode
ser uma tarefa difícil de realizar sozinho. Procure envolver outras pessoas
nessa etapa e nas próximas.
2) Definir metas viáveis
Depois que você tiver compreensão da situação atual da
empresa, comece a estipular as metas a serem alcançadas. Para isso, visualize o
cenário que deseja para o empreendimento em determinado período, que pode ser
desde curto a longo prazo. Fazendo isso, é possível ter uma ideia clara do
caminho a ser percorrido.
Tenha em mente que o plano deve ter objetivos viáveis, que
sejam prioridades para a empresa. Não se esqueça de colocar tudo isso no papel.
3) Planejar medidas
O próximo passo consiste em planejar medidas estratégicas para
chegar aos objetivos. Quando a equipe designada para a elaboração do plano de
metas estiver nessa etapa, é essencial pensar em ações que estão ao alcance da
empresa, levando em conta o orçamento disponível. É importante que seja
estipulado o prazo para colocá-las em prática.
4) Envolver a equipe
Com ações e objetivos definidos, é necessário engajar a equipe
para aplicar o que foi estabelecido no plano. Uma possibilidade é traçar metas
individuais e coletivas na empresa. Além disso, definir quais profissionais
serão responsáveis por cada área facilita o processo.
Para que todos os funcionários estejam aptos a desenvolver as
estratégias planejadas, invista na capacitação e na comunicação efetiva.
5) Avaliar resultados
A avaliação dos resultados obtidos é primordial para que o
plano de metas corra como planejado. Essa avaliação deve ser feita
regularmente, para que a empresa possa revisar o documento e fazer alterações
caso seja necessário.
Com essa etapa feita, o negócio poderá dar seguimento às ações
eficazes e, assim, chegar aos objetivos. Quando chegar ao final do prazo
estipulado, o processo de elaboração do plano deve ser feito novamente.
Agora, você pode utilizar os conhecimentos adquiridos para
criar um plano para sua empresa. Lembre-se de definir objetivos, planejar
estrategicamente e avaliar os resultados.